ClassDojo é uma aplicação gratuita oriunda dos EUA. Esta app está ligada à gestão de comportamento em sala de aula e incentiva a valorizar as competências dos alunos. É uma ferramenta muito motivadora para as crianças uma vez que veem reconhecido todo o seu trabalho e empenho, quer pelos professores, quer pelos pais, que têm conhecimento através da app. Os professores conseguem motivar os alunos em qualquer competência ou valor, quer seja trabalhar arduamente, ser gentil, ajudar os outros ou qualquer outro aspeto.

Os professores vão dando, ao longo das aulas (todos os dias) o seu feedback acerca do comportamento e competências demonstradas pelos seus alunos, como por exemplo “Trabalhou bem” ou “Ajudou os colegas”, ou ainda “Fez os trabalhos de casa”. O feedback é convertido em pontos, havendo os positivos e os negativos. Se a criança não cumpriu alguma regra de sala de aula, por exemplo, terá pontos negativos.

Os pais, através dos seus telemóveis ou computadores, têm acesso em tempo real a todas as informações acerca do seu filho. Também há a possibilidade de receber e enviar mensagens diretamente para os Encarregados de Educação, sendo possível saber se foi lida ou não.

Isto faz com que os pais se envolvam muito mais na educação e participação dos filhos na escola porque têm sempre informação atualizada diariamente.

Cada turma tem uma rede social exclusiva, o Class Story,  em que os pais poderão ver e comentar fotos dos filhos a trabalhar em sala de aula ou em visitas de estudo. Para além disso, cada criança terá um portefólio para poder mostrar aos pais os seus trabalhos em sala de aula. Poderão partilhar fotografias e vídeos dos trabalhos, mas apenas com os seus pais.

Os diretores das escolas têm acesso a vários tipos de informação, desde o número de pais inscritos, à quantidade de publicações e “gostos”. Podem também fazer publicações visíveis para todos os pais da escola, coisa que os professores não podem.

Há a possibilidade de se poderem imprimir os relatórios resultantes dos feedbacks dados aos pais.

Esta aplicação é usada em 90% das escolas americanas, apresentando ótimos resultados, quando bem aplicada.

O ClassDojo é uma ótima para as escolas melhorarem a sua comunicação com os pais, tornando-os mais participativos e atentos à educação dos seus filhos. Quanto às crianças, estas mostram-se muito mais empenhadas e atentas para que possam receber “muitos pontos positivos”!

Viste o site (e pode escolher em Português) e conheça esta aplicação: www.classdojo.com

A Educatio disponibiliza mais informações e apoio às escolas que tenham interesse em implementar o ClassDojo na sua comunidade escolar. Contacte-nos para mais informações.

Categorias

Artigos recentes