Como já referimos num post anterior, os benefícios de utilizar materiais manipuláveis nas aulas de matemática são mais que muitos, comprovados em inúmeros estudos.

Mas, afinal, o que são materiais manipuláveis de Matemática? Materiais manipuláveis são objetos criados para trabalhar conceitos matemáticos que permitem aos alunos aprenderem Matemática de uma maneira lúdica e prazerosa. E tem noção de há quanto tempo se tem vindo a defender a sua utilização?

Muitas pessoas não sabem, mas desde há vários séculos que pedagogos têm vindo a defender a sua utilização. Para terem uma ideia, já no século XVI, Jan Amos Comenius (1592-1670) defendia que uma sala de aula deveria ser um ambiente de associação entre a teoria e a prática, em que os educadores deveriam ter na natureza a referência de aprendizagem, bem como, serem mediadores e ou facilitadores desse processo.

Também Pestalozzi (1746-1827) defendia uma escola onde as aulas deveriam ser ministradas por meio da observação da natureza, defendendo que a educação deveria partir da perceção de objetos concretos.

Friedrich Fröebel (1782-1852) criou o primeiro jardim de infância, assim como materiais (os Dons de Froebel) para que as crianças aprendessem vários conceitos através da sua manipulação.

Maria Montessori (1870-1952), ao observar crianças com necessidades educativas especiais a manipularem objetos, percebeu que estas apreendiam com mais facilidade os conceitos matemáticos. Consequentemente, também Montessori desenvolveu materiais didáticos.

E muitas mais referências poderíamos aqui escrever para demonstrar que não é de agora que é defendida a utilização de materiais de sala de aula.

Maria Montessori (1870-1952), ao observar crianças com necessidades educativas especiais a manipularem objetos, percebeu que estas apreendiam com mais facilidade os conceitos matemáticos. Consequentemente, também Montessori desenvolveu materiais didáticos.

E muitas mais referências poderíamos aqui escrever para demonstrar que não é de agora que é defendida a utilização de materiais de sala de aula.

Mas, por agora, terminamos com uma questão que nos parece pertinente: por que razão é que, nos dias que corre, e sabendo dos inúmeros benefícios, ainda há educadores e professores que não trabalham os materiais manipuláveis em sala de aula com os seus alunos?…

 

Categorias

Artigos recentes

Subscreva o nosso blogue aqui!